Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades
para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E
esperança suficiente para fazê-la feliz.

CLARICE LISPECTOR

Sejam Bem- Vindos!!!

OBRIGADA A TODOS QUE ACOMPANHAM O BLOG. ESTAMOS COM MAIS DE 30.000 MIL VISITAS!!!!!































































































Leituras Indicadas


quinta-feira, junho 02, 2011

Curso de Dificuldade de Aprendizagem

Gpec - Educação a distância



“ Pouco a pouco.....transformando a educação”



www.gpeconline.com.br



Associada a ABED



(Associação Brasileira de Educação a Distância)











Formação Continuada



Dificuldades de Aprendizagem – 120hs







Vídeo de apresentação do curso: http://www.youtube.com/watch?v=2zHRSoZACf4









Inscrições Abertas







Abertura da Turma – 06 de Junho






Plano especial Gpec para



Rede Pública e Estudantes - Consulte-nos!











Descrição







A aprendizagem é um desafio, uma aventura pessoal e intransferível. Num mundo em mudanças não podemos nos deixar levar pela correnteza: é preciso escolher o próprio caminho e dar significado à vida. Educadores devem iluminar a estrada daqueles que se envolvem em nossa jornada.



O atendimento a Dificuldades de Aprendizagem abrange uma grande variedade de áreas do conhecimento e, portanto, abarca questionamentos constantes na construção de sua instrumentalização para proporcionar eficácia nos resultados.



São muitos os avanços atuais que podem contribuir para que as dificuldades de aprendizagem não aconteçam... Mas, elas estão aí! Vamos promover o indivíduo, com suas diferenças e singularidades, abrir espaço para mudanças, desenvolvendo autorias próprias de pensamento nessas discussões, que dependem de sua vontade de transformar a Educação







Objetivos







Discutir, a partir dos referenciais da Psicopedagogia em suas interfaces multidisciplinares, as possibilidades de intervenção psicossocioeducativa nas dificuldades de aprendizagem, estabelecendo aportes para pais, educadores e psicopedagogos, na atualidade.







Serão abordados: Principais Distúrbios Neuropsicológicos de Aprendizagem: Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Disortografia, Disfasia, Disartria, Dislalia, TDA Transtorno de Déficit de Atenção e TDAH –Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.







Público







Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos,diretores de escolas, pais, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação, fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.







Conteúdo Programático – 120 horas





Módulo 1 - Psicopedagogia e Dificuldades de Aprendizagem: interlocuções. Os desafios da globalização e a Psicopedagogia na atualidade



Breve histórico sobre o campo de atuação psicopedagógico e suas interlocuções como área de conhecimento facilitadora dos processos do aprender e do ensinar, num momento atual de globalização, em que diversas mudanças ocorrem constantemente e precisam ser assimiladas.











Módulo 02 - Dificuldades de Aprendizagem: conceitos e discussões teóricas e práticas.







Avaliação escolar e programação de atividades nos dias de hoje: discussão. Conceitos e discussões teóricas e práticas, focados no trabalho com as dificuldades de aprendizagem. Multidisciplinaridade e Ecologia social. Resiliência.







Módulo 03 - Dificuldades de Aprendizagem e Fracasso Escolar: desafios aos educadores. O processo de “aprender”.







Principais desafios que as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar lançam para os educadores. Como ocorre o processo de aprendizagem.







Módulo 04 - Dificuldades de Aprendizagem, sujeito aprendente, família, escola e ensinantes: proposições reflexivas.







Complexas relações entre o sujeito aprendente, família, escola e ensinantes. A família de hoje.







Módulo 05 - Comportamento sócio-emocional do aprendente e o Aprendizado. Bullyng. Stress e Aprendizagem. Burnout e o profissional em educação.







Como se apresenta o aprendente com Dificuldades de aprendizagem na escola, na família e em suas relações com os seus ensinantes (pais e educadores). Alguns distúrbios de comportamento na atualidade, suas conseqüências e como lidar.







Módulo 06 - Sono e Aprendizagem

 

Principais fatores envolvidos nas dificuldades de aprendizagem relacionadas ao sono. Como identificar e lidar com o sono, como processo básico de equilíbrio e qualidade de vida. A internet e a televisão na Educação.







Módulo 07 - Aprendizagem da leitura, escrita e matemática. Desenvolvimento infantil e prevenção de distúrbios de aprendizagem. Brincadeira, arte, música e meio ambiente.







Principais causas presentes nas manifestações das dificuldades de aprendizagem e a necessidade de prevenção.







Módulo 08 - Principais Distúrbios Neuropsicológicos de Aprendizagem: Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Disortografia, Disnomia, Disfasia, Disartria, Dislalia, TDA Transtorno de Déficit de Atenção e TDAH –Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.







Síntese com as principais dificuldades elencadas e procedimentos recomendados.







Módulo 09 - Fatores envolvidos nas Dificuldades de Aprendizagem: Identificação e Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem. O aluno especial.







Principais fatores envolvidos nas dificuldades de aprendizagem e as possibilidades de identificação e avaliação das mesmas. O atendimento do aluno especial.







Módulo 10 - Diagnóstico e Intervenção nas Dificuldades de Aprendizagem: possibilidades.







Algumas modalidades de diagnóstico e intervenção nas dificuldades de aprendizagem, a partir de uma abordagem sistêmica e multireferenciada.

Módulo 11 - Modalidades de Atendimento Psicossocioeducativo e Serviços para aprendentes com Dificuldades de Aprendizagem. Psicomotricidade na Educação.




As modalidades de atendimento psicossocioducativo e serviços para aprendentes com dificuldades de aprendizagem. O corpo de reabilitação.



Módulo 12 - Práticas educativas e Mediação da Aprendizagem para o sucesso escolar: a Teoria da Modificabilidade Cognitiva.


O conceito de EAM Experiência de Aprendizagem Mediada; práticas educativas para o sucesso escolar; a Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Reuven Feuerstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário