Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades
para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E
esperança suficiente para fazê-la feliz.

CLARICE LISPECTOR

Sejam Bem- Vindos!!!

OBRIGADA A TODOS QUE ACOMPANHAM O BLOG. ESTAMOS COM MAIS DE 30.000 MIL VISITAS!!!!!































































































Leituras Indicadas


quarta-feira, julho 18, 2012

Clínica da perversão: o perverso narcísico o mal da contemporaneidade

Othelo de Shaekespeare





Clínica da perversão: o perverso narcísico o mal da contemporaneidade
(ensaio)

Andreia Silva

       Você conhece alguém que é a eterna vítima? No entanto, numa análise apurada e inteligente esse posicionamento pode ser questionado. Está sempre envolvida em situações curiosas e polêmicas, porém parece que está blindada, pois ninguém questiona o seu caráter?!
      Costuma fazer  comentários capciosos acerca do outro, que num primeiro momento são despretensiosos, mas que tem no fundo o intuito de denegrir alguém? São comentários sempre endereçados?! Promove a animosidade entre as pessoas e até a separação das mesmas e sempre se isenta de tal ato? Ok, é bem possível que você esteja lidando com um perverso moral!
       Na clínica da perversão aprendemos como é difícil desmascarar um psicopata, sedutores, manipuladores e mestres na mentira, conseguem mobilizar fãs ardorosos! O que nos resta é sutilmente levar as pessoas a um processo de tomada de consciência, para que aos poucos consigam se libertar do engendramento perverso.
       Chamamos o psicopata de perverso moral, porque ele ataca a identidade do outro, é profundamente invejoso, e tenta destruir no outro aquilo que há de melhor, pois sabe que nunca irá conseguir ser ou ter o que o outro possui. Ao contrário do que muitos pensam, o perverso moral na maioria das vezes almeja destruir qualidades do outro, como entusiasmo, bondade, alegria de viver. E consegue isso na relação que estabelece, assediando moralmente o seu objeto de ódio.
       Os psicopatas não têm amigos! Ele recruta seguidores, que na  maioria  das vezes não percebem que estão sendo manipulados. Excelentes observadores, conseguem identificar os pontos de fragilidades de cada um e  ali atuam. São ótimos em reassegurar o outro, os que lhe conferem imediata aceitação e fácil adesão. Geralmente procuram se  aproximar de quem podem lhes dar alguma coisa em troca. Pessoas com posições sociais elevadas são as suas companhias preferidas.
       Os psicopatas ou perversos morais não se satisfazem com  qualquer posição na vida, geralmente são objetos do seu desejo lugares que lhes assegurem credibilidade perante aos demais, meios políticos, religiosos, educacionais, etc; são postos almejados pelos perversos morais.
       A manipulação e a vitimização são as grandes estratégias dos perversos. A dinâmica do psicopata é a de colocar o outro na condição de objeto. E vai assujeitar esse outro até que o descarta quando não mais interessá-lo. A HISTERIA COLETIVA DESPROPOSITAL E AS INFORMAÇÕES FALSAS SÃO SINAIS VISÍVEIS DA ATUAÇÃO DO PERVERSO.
Como ocorre a manipulação perversa?
       Como já foi mencionado os psicopatas não conseguem estabelecer relações com o outro, por sua incapacidade empática e dificuldade de enxergar esse outro como um ser inteiro, dessa forma, a relação que estabelece é unilateral e de assujeitamento desse outro as suas vontades.
       Os seguidores do psicopata demoram a tomar consciência de que estão sendo manipulados e quando se dão conta disso, já funcionaram como objeto nas mãos dos perversos morais. Alguns especialistas traçam perfis dessas vítimas/seguidoras, contudo, percebo que pessoas esclarecidas caem constantemente no jogo de sedução e enredamento perverso.
       A linguagem do psicopata é sempre desqualificadora com relação ao outro. Dificilmente fere esse outro, que é seu objeto de ódio, frontalmente. Ele utiliza alusões perversas, promove a ruptura das relações entre as pessoas em discursos ou falas onde sempre está oculto um ataque à alguém (seu objeto de ódio ou inveja).
      Em  raras ocasiões perversos morais não levam a melhor, quando os percebemos e compreendemos a sua dinâmica eles são previsíveis, e caem nas suas próprias ciladas...falam demais, inventam demais, mentem demais e finalmente desmascarados ficam perdidos em seus próprios delírios megalomaníacos.
       Finalmente é de extrema importância que tomemos cuidado com psicopatas ou perversos morais, pois são inteligentes e ardilosos, por onde passam deixam um rastro de discórdia e destruição. Não há o que consiga parar um perverso moral!  Já ouvi alguns especialistas afirmarem que quando se deparam com o seu vazio; há uma chance. Bem,  estou  há anos na clínica nunca testemunhei tal fato.


Indicação de Leitura:



Nenhum comentário:

Postar um comentário