Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades
para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E
esperança suficiente para fazê-la feliz.

CLARICE LISPECTOR

Sejam Bem- Vindos!!!

OBRIGADA A TODOS QUE ACOMPANHAM O BLOG. ESTAMOS COM MAIS DE 30.000 MIL VISITAS!!!!!































































































Leituras Indicadas


quarta-feira, julho 20, 2011

SOBRE A SITUAÇÃO EM TERESÓPOLIS. A SEGUNDA TRAGÉDIA!!!



como profissional de sáude venho aqui apresentar a minha indignação com as recentes denúncias que estão sendo imputadas a Prefeitura de Teresópolis sobre o desvios das verbas destinadas ao auxílio as vítimas das chuvas de doze de janeiro de dois mil e onze. Diante da maior tragédia climática que acometeu o país nesta triste data, após seis meses somos apresentados a uma segunda tragédia e essa garanto, tão destrutiva quanto a primeira, que é a tragédia do descaso e da imoralidade.
É extremamente importante que consideremos o força destruidora dessas ações absurdas sobre as vítimas de acontecimentos dessa natureza.
Além do imapcto das perdas humanas e materiais, essas pessoas perderam referenciais de convivência: amigos, vizinhos, familiares, lugares que costumavam frequentar, etc, referenciais esses fundamentais , pois dão sustenção simbólica a identidade desses indivíduos, e que lhes foi arrancado de forma agressiva, lidar com essa perda, com esse vázio para essas pessoas é da ordem do insuportável e é isso que caracteriza o grande trauma de tragédias desse porte. É o saber que nada será do jeito como era antes.
Essas vítimas estão extremamente fragilizadas com essa situação não apenas pelas perdas, mas sobretudo porque uma situação limite como essa atravessa diretamente a dignidade, interfere de forma profunda no senso de segurança que é fundamental para que alguém se constitua como sujeito, para que consiga desenvolver a capacidade de prospecção, de perspectiva para o futuro, a capacidade de sonhar e ter esperança.
Dessa forma é mais que sabido que situações como essas onde um trauma coletivo foi instaurado, os poderes públicos assumem lugar de suma importância e sua interferência deve ser imediata, para reestabelecer o senso de segurança perdido e a capacidade de ainda, mesmo com todos os problemas, acreditar de que algum dia as coisas possam melhorar.
Lamento que os gestores das cidades atingidas estejam indo na contramão do que é esperado e que suas atuações estejam promovendo uma segunda tragédia a essas pessoas já tão sofridas.
Meus caros, pior do que tragédias naturais, é a tragédia de retirar das pessoas a capacidade de ter Esperança e de continuarem vivendo e acreditando!!!!


Andreia
Psicóloga Clínica
(realizo atendimento as vítimas)



Um comentário: